quarta-feira, 23 de junho de 2010

Uma dificuldade pouco conhecida.

        O campo das dificuldades de aprendizagem é relativamente amplo e não menos controverso. Mesmo que deixemos, momentaneamente, de lado os problemas teóricos e empíricos que se apresentam como obstáculos para se definir com precisão o que seja uma dificuldade de aprendizagem, ainda sobra um grau elevado de complexidade neste referido campo, em função da variedade de problemas que podem impedir um igual número de tipos de aprendizagem.

        A discalculia, ou dificuldade de aprendizagem específica em cálculo, é uma dessas variedades de problemas. Infelizmente, muito pouco divulgada e, consequentemente, desconhecida da maioria dos pais e educadores. Fiz uma rápida pesquisa e não encontrei nenhum livro específico sobre o tema.

        Sendo assim, acho que esse vídeo pode dar alguma contribuição para quem quer saber algo sobre o assunto. A qualidade da imagem e do som não estão das melhores, mas dá pra entender tudo o que se diz. Ah! Não faz nenhum aprofundamento conceitual, mas pode assistir que você não irá se arrepender.
Ao lado, uma indicação de leitura. Há um capítulo neste livro indicando como intervir junto a alunos com dificuldades em matemática.

2 comentários:

  1. Sempre fui ruim de cáuculo e sempre achei que era indisciplina,agora eu tenho certeza. Valeu Iron.Ta virando meu anjo-da-guarda.
    Um dia abençoada p vc.Janeide Cajaiba

    ResponderExcluir
  2. Eu sou traumatizada com matemática,nunca me relacionei bem com ela,por isso sempre me dei mal nesta disciplina,principalmente com cálculos,agora entendo a minha grande dificuldade,talvez faço parte das pessoas que possuem essa patologia,Valeu Iron vc sempre marcando presença,abrçs!!!!

    ResponderExcluir